Gatos arranhadores – como evitar que eles destruam seus móveis: Gatos arranham por diversos motivos, mas isso pode ser um problema para os tutores. Afinal, confira algumas dicas para evitar que seu gato arranhe os móveis.
Ter um gato é uma experiência gratificante, mas também pode ser desafiadora. Um dos problemas mais comuns enfrentados pelos tutores é o arranhamento de móveis. Portanto, os gatos arranham por diversos motivos, como para marcar território, afiar as garras ou simplesmente aliviar o estresse.
Todavia, se você está cansado de ver seu sofá ou poltronas com arranhões, não se preocupe. Existem algumas coisas que você pode fazer para evitar que seu gato arranhe os móveis.
“Outros Posts”
- Confira 5 das raças de cachorros pequenos mais inteligentes
- Raças de cachorros muito pequenos e que melhor se adaptam a ambientes menores
- Raças de cachorros pequenos que mais latem – como educar seu cãozinho
1. Ofereça um arranhador adequado para seu gato
O primeiro passo para evitar que seu gato arranhe os móveis é oferecer a ele um arranhador adequado. O arranhador deve ser feito de um material que o gato goste de arranhar, como sisal, madeira ou carpete. O arranhador também deve ser de tamanho suficiente para que o gato possa se esticar e arranhar confortavelmente.
2. Coloque o arranhador em um local estratégico
Afinal, coloque o arranhador em um local onde o gato possa vê-lo e acessá-lo facilmente. Um bom lugar é perto de onde o gato costuma arranhar os móveis. Você também pode tentar colocar o arranhador perto da cama ou da caixa de areia do gato.
3. Estimule seu gato a usar o arranhador
Quando seu gato estiver arranhando o arranhador, elogie-o e dê-lhe um petisco. Isso ajudará o gato a associar o arranhador a coisas positivas. Você também pode tentar borrifar o arranhador com catnip, uma erva que os gatos adoram.
4. Reduza o estresse do seu gato
Se o seu gato estiver arranhando os móveis por estresse, é importante tentar reduzir o estresse dele. Isso pode ser feito fornecendo ao gato atividades que o ajudem a relaxar, como brincar com ele, oferecer brinquedos e arranhadores variados, e garantir que ele tenha um ambiente seguro e confortável para viver.
5. Corte as unhas do seu gato regularmente
Corte as unhas do seu gato regularmente para ajudar a reduzir a necessidade dele de arranhar. Contudo, você pode fazer isso sozinho ou levar seu gato a um profissional.
6. Use produtos repelentes de gatos
Existem produtos repelentes de gatos que podem ajudar a desencorajar o gato de arranhar os móveis. Esses produtos geralmente são feitos de ingredientes naturais, como óleo de laranja ou vinagre.
7. Proteja seus móveis
Se você já tentou todas as outras dicas e seu gato ainda está arranhando os móveis, você pode tentar proteger seus móveis com capas ou protetores de unha.
Conclusão:
Em suma, aplicando essas dicas, você pode ajudar a evitar que seu gato arranhe os móveis. Com um pouco de paciência e esforço, você pode ter um gato feliz e saudável que não vai estragar seus móveis.
Bônus:
- Mantenha os móveis limpos e sem cheiros fortes. Os gatos são atraídos por cheiros fortes, como o cheiro de comida ou de outros animais.
- Ofereça ao gato um lugar para escalar e se exercitar. Isso pode ajudar a reduzir a necessidade dele de arranhar os móveis.
- Passe tempo com seu gato regularmente. Os gatos precisam de atenção e carinho para se sentirem felizes e satisfeitos.
Espero que essas dicas ajudem você a ter um gato feliz e saudável que não vai estragar seus móveis!
Então, caso queira saber mais só os Pets fique atualizado do que postamos por aqui no nosso site!